INHABITAT ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

 GREEN ROOFED.

O Green Roofed projetado pelo escritório Off Architecture, na França é uma arquitetura viva, ecológica, sustentável, saudável e dinâmica. O conceito é construir de forma sustentável através de obras de baixo impacto ambiental, em completa harmonia com o meio ambiente, priorizando a saúde e o bem estar de seus usuários.

Os dois complexos estão fortemente cercados por verde, o telhado todo de grama densamente plantado amplia a área verde do parque, moradores podem usá-lo como uma área adicional do quintal, criado para possibilitar uma maneira mais saudável de viver e interagir com a natureza, proporcionando qualidade de vida e felicidade.

O telhado verde caracteriza-se por um jardim de substrato raso nas coberturas das construções, sejam elas telhados ou lajes. Garante o conforto térmico dos ambientes internos, devido a alta inércia térmica, abolindo muitas vezes o uso do ar condicionado. Possui ainda a capacidade de reduzir a temperatura local, aumentar o conteúdo do oxigênio e umidade do ar, diminuir a poluição sonora, absorver poeiras e poluentes, melhorando a qualidade do ar em toda a área, alem de ser excelente filtro natural para captação de água de chuva e uma excelente qualidade estética.

O edifício possui um olhar encantador que se assemelham a ruínas, e estas estão cobertas por vegetação a cada centímetro do local. A idéia central é que a comunidade que ali habita, gire em torno de espaços verdes.

 

ARENA BILBAO- ESPANHA

A idéia principal do projeto é reduzir o consumo de energia, já que arenas esportivas tendem a consumir grandes quantidades de energia.

A Arena Bilbao, se encontra na Espanha e a fachada foi a responsável por regular a energia. Diferentes folhas coloridas, abrindo e fechando, possibilitam a entrada de luz natural e ar, assim corredores largos não precisam do uso do ar condicionado, o que diminui uma quantidade considerável de energia do edifício como um todo.

Alem do potencial incrível do design de diminuir significativamente o consumo de energia da arena, este possui uma infra estrutura capaz de aproveitar as águas pluviais, dispensando águas adicionais para a irrigação.

 

 

Work Live Home ( Loft Em Syracuse NY)

       Projetada pelos arquitetos do escritório Cook+Fox’s, o Loft que fica localizado Em Syracuse em NY, o Work Live Home é uma inovação da arquitetura sustentável, criada para diversas necessidades que podem mudar ao longo dos anos. O projeto ganhou a competição do Group Up e também ganhou pelo presidente da USGBC, Rick Fedrizzi o certificado LEED Platinum.

 

         Graças a sua flexibilidade de portas deslizantes e partições móveis, o loft pode ser dividido de varias maneiras diferentes.  A idéia da casa é obter o Maximo de luz natural possível, utilizando linha de tubos clarabóia no telhado, e janelas grandes que permitem a entrada de muita luz.

 

         O loft é “embrulhado” por uma pele perfurada em seu exterior que filtra a luz natural não deixando passar o calor do sol. O loft também possui um sistema de calefação que aquece seu interior. Foram utilizados materiais sustentáveis para garantir a qualidade do ar interior, com madeiras recuperadas, que foram utilizadas na marcenaria, e barris de chuva estão instalados para manutenção de águas pluviais.

 

         O Home Work Live é um espaço flexível o qual o layout pode servir tanto para um espaço de escritórios, um centro de reuniões para bairro, quanto para um loft para casais, e alem de tudo possui um custo eficiente para bairros de baixa renda.

 Image

 

ImageImage

 Image

 Image

COMENTARIOS FINAIS

O Site Inhabitat aborda assuntos relacionados a sustentabilidade, o que é um assunto muito atual e pertinente hoje em dia. Ele não só fala de arquitetura como também dicas de refeições, tecnologias, energia sustentáveis, moda, arte interiores entre outros, porem todos eles relacionados com o meio ambiente a saúde o bem estar,  e a sustentabilidade.

  Os projetos que escolhemos abordam conceitos de economia de energia utilizando energias diversificadas, tetos verdes que estão virando até moda nos dias de hoje, e outras questões como ventilação natural, calefação, tudo que possa ser o mais sustentável agredindo cada vez menos o ambiente.

  Todos possuem um projeto diversificado para cada necessidade,  que re relaciona direta ou indiretamente com o meio ambiente, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s