DEZEEN

O site Dezeen representa duas grandes tendências do nosso dia-a-dia e tenta-se trazer aqui, usando cinco trabalhos retirados do site, estas situações.

A primeira é o fim da linha divisória entre arquitetura e design. Atualmente estes dois campos parecem se mesclar, como vemos, no SPA Atrapa Árbol (da Land Arquitetos), onde  o programa é articulado ao redor de uma árvore localizada em um jardim que cria, com a incidência da luz, uma textura nos pisos das salas; outro exemplo é o projeto de mobiliário Chidori (Kengu Kuma), que cria peças moduladas que podem ser conectadas de várias formas, gerando desde bancos até divisórias de ambientes.

A segunda tendência encontrada é o do próprio lay-out do site. É raro ver desenhos técnicos (notar que os únicos trazidos neste nosso apanhado são os do SPA Atrapa Árbol), sejam estes de peças de design ou de arquitetura, estes são suprimidos e repostos com um excesso de imagens. Outra ausência encontrada são a de textos explicativos sobre os assuntos; normalmente vê-se poucas linhas que comentam, superficialmente, sobre o partido e objetivo do trabalho tratado. Além disso, numa mistura entre edifícios e objetos, as chamadas para os posts na página inicial aparecem em profusão, mas são tantas que o olhar do internauta acaba perdido entre elas.

Vê-se aqui uma crítica: apesar da abordagem interessante e apanhado de trabalhos instigantes que o Dezeen faz, acaba-se perdendo todo o conteúdo destes dada esta super valorização das imagens.

site: http://www.dezeen.com
MOBILIÁRIO CHIDORI – KENGO KUMA E ASSOCIATES


Baseado em brinquedos janponeses infantis,  Kengo Kuma desenvolveu peças de madeira que podem formar diversos objetos. As peças são todas moduladas e de fácil manuseio, tornando acessível ao comprador de um kit montar praticamente o que desejar com elas. Os resultados variam desde pequenas estruturas, como mesas e bancos, até divisórias entre ambientes.

FIRMA CASA – IRMÃOS CAMPANA E SUPER LIMÃO


Novo lay-out da loja Coneito:FirmaCasa, reformulado com a adição de vasos presos às paredes portanto plantas (Espadas de São Jorge).

ROLLERCOASTER – INTERVAL ARCHITECTS


Projeto feito para o pátio de uma escola em Beijing com o intuito de promover um espaço de integração para os alunos, o resultado final acaba por desenvolver um conjunto inspirado em uma montanha russa. Através de estruturas metálicas que suportam brises feitos com ripas de madeira, os arquitetos criam espaços flexíveis que aparecem por vezes cobertos, vazados, com bancos ou simplesmente com muretas que dividem a área em pequenos segmentos.

RESTAURANTE PARA CGSH – ROBERTO MURGIA, FABIOLA MINAS E SIMONA OBERTI


Com a intenção de fazer o maior uso possível de luz natural dentro do ambiente, os arquitetos desenvolvem uma linguagem singular para o local. Feita através da utilização de  de muitas janelas com grandes aberturas, de mobiliário, louças, paredes e piso brancos em contraposição a um forro de feito de madeira, a luz externa domina o restaurante. Para acentuar ainda mais a sensação da cor branca, o escritório colocou brises nas janelas eitos com finas ripas de madeira coladas diretamente sobre vidro, causando um reflexo escuro no piso claro. Esta textura criada foi também usada para compor o forro, por cima do acabamento de madeira encontra-se frisos escuros.

SPA ATRAPA ÁRBOL – LAND ARQUITECTOS


Feito em Santiago, Chile, o SPA procura uma grande integração entre visitante e ambiente, que é ao mesmo interno e externo; os espaços arquitetônicos são articulados ao redor de um jardim central e são conectados através de grandes janelas. Outro fator de integração entre as partes é uma enorme árvore que fica neste jardim; dependendo da incidência de Sol sobre ela, projeta-se uma sombra que cria uma textura no piso das salas do SPA.

(Isabella Pacífico e Marina Mello)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s