Abduzeedo

Arquitetura e o ser humano

O blog abduzeedo,  aborda vários aspectos da arte, porém no nosso enfoque de arquitetura é especialmente desfalcado e superficial. Não apresenta grande variedade de projetos e raramente mostra algum desenho técnico ou comentários de análise, o que causou algumas dificuldades enquanto procurávamos uma linha de abordagem, pois a maioria dos ‘posts’ são apenas sobre ‘belas casas’.

Foi então que surgiu a idéia de escrever sobre a maior importância dessa arte, que é sua relação com o ser humano e como uma construção não pensada afeta em nosso bem-estar.

Para exemplificar nossa linha de raciocínio, selecionamos alguns projetos que mostrarão essa relação, tanto positiva, quanta negativa.

The Red Town Office by Taranta Creations

Localizado em Shagai, na China, esse escritório transforma o espaço e convida os usuários à explorá-lo em seus diversos usos; encontrar outros, projetar, criar, caminhar e admirar.

Com um design moderno e futurístico, o escritório possui uma escada vermelha, envolta por uma película, que demarca a diferença entre as atividades dos andares entre si.

Com isso, vemos que a arquitetura não tem limitações de criação mesmo em um espaço pequeno como esse, e que um projeto que aborda bem seus usuários, muda completamente a relação dessa pessoa com esse ambiente, e pode-se dizer então, que esse local passa a estimular muito mais a criação e faz com que as pessoas se sintam muito melhor por seus formatos e cores.

http://abduzeedo.com/red-town-office-taranta-creations

Amazing Dalian Child School in China

Uma escola de crianças, feita para crianças.

Com um cuidado estético tanto quanto sua preocupação com a funcionalidade, esse projeto, feito por Debbas architecture, tem como base os módulos ovais, que rotacionam entre si procurando uma melhor orientação solar.

 


A escola tem espaços como salas de aula, salas de dormir, banheiros com chuveiros, cozinha e área de jantar, sala de música e ballet, área para leitura e playground.

Vale observar que cada detalhe foi pensado para as crianças. Os desenhos e enfeites estão na altura delas, os ambientes internos são contínuos e sem quinas, nem móveis que possam causar acidentes.

‘Nosso conceito era criar um ambiente fluido e espiritual, distante do mecanizado, rígido e prosaico design. Nós queremos usar a arquitetura para incentivar o senso de questionamento das crianças e gerar uma memória única, sem recorrer ao design teatral e a detalhes nostálgicos.’ Debbas architecture.

http://abduzeedo.com/amazing-dalian-child-school-china

Google EMEA Engineering Hub, in Zürich

Escritório da Google, um projeto já muito falado, porém ainda não muito seguido. Ainda não? Já foi comprovado cientificamente que bem- estar aumenta produtividade no trabalho e qualidade de vida. Qual a razão então por seu modelo ainda não ter sido seguido?

Esse inspirador e contemporâneo espaço, teve por trás das idéias principais, os arquitetos do Camenzind Evolution, com a ajuda de um grupo do time da Google que foi selecionado para representar o todo e passar alguns pontos de vista. Após essa pesquisa prévia, decidiram reduzir o espaço de trabalho deles para ganhar espaço para diversão e relaxamento focado nas áreas comuns.

A diversidade dos espaços provém do arranjo emocional e visual de diferentes experiências consecutivas que se passa nesse espaço. A variedade de cores, texturas, materiais, atividades, conexões entre os ambientes e outros detalhes únicos fazem desse escritório o lugar que qualquer um gostaria de trabalhar.

O prédio funciona como uma cidade, com suas articulações de diferentes ambientes, que dividem-se em espaços para jogar, dormir, relaxar, trabalhar, comer…

http://abduzeedo.com/google-emea-engineering-hub-z%C3%BCrich

The Rao Residence in Hyderabad, India

A residência Rao é um projeto do DDIR Architecture Studio, que tem a visão de integrar arquitetura e design com arte (natureza), tecnologia (estrutura), vida (luz) e cultura (espírito).

Essa casa foi projetada para oferecer um espaço ‘clean’ e zen, ligado à filosofia, criando conexões onde escadas, corredores, jardins e paredes, trabalham juntos, com boas vibrações e iluminação natural ao redor da casa.

 


 

Depois de analisar as fotos, não nos parece que o conceito do escritório foi de fato colocado nesse projeto. Os jardins que se resumem em mínimas jardineiras não dão a vida que a casa necessita, assim como a ausência de cores.

 

Vida, luz, natureza e tecnologia não estão de fato juntas nesse projeto, ainda mais depois de visualizar idéias como o escritório da Google, onde cores e espaços diversos tomam conta da idéia.

 

Com isso, temos aqui um contra-ponto de tudo que discutimos até agora, onde a arquitetura vem servir o ser humano e aumentar sua qualidade de vida. Não temos cores, plantas, nem espaços diversificados. Temos um branco único, móveis com quinas e uma arquitetura morta, na qual pouquíssimas pessoas se sentiriam bem vivendo nessa casa.

 

 


http://abduzeedo.com/beautiful-houses-rao-residence-hyderabad-india

Villa Renovation, Lausanne, Switzerland

 

Graeme Mann, britânico de origem escocesa e Patrícia Cápua Mann, suíça e de origem italiana.

 

Esse projeto possui apenas duas imagens nesse site e não aparece mais em nenhum outro…qual será a razão?

 

O motivo de o termos escolhido foi puramente por curiosidade de provocar opiniões diversas. Os países europeus tem ganhado destaque com seus belos e/ou corretos projetos, porém quisemos mostrar que sempre existe alguma exceção…

 

 


http://abduzeedo.com/architect-day-graemen-mann-patricia-capua-mann

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s