ArchInHome.com

Por Helena Moita e Maria do Carmo Nery

Sobre o site:

O site analisado trata dos seguintes assuntos: aparelhos eletrodomésticos, arquitetura, casas de praia, casas contemporâneas, móveis e mobília, design de “casas verdes”, design de interiores, casas luxuosas e casas modernas.
No topo da página existe uma propaganda fixa e, do lado direito aparecem vários tópicos que se clicados, abrem uma pagina com sites relacionados ao assunto.

Quando um post é selecionado, a nova pagina que aparece não possui nada além do que já tinha sido apresentado anteriormente, a única diferença é o tamanho do texto e das imagens.  Isso ocorre em todas as matérias até a pagina 3, depois disso aparece uma opção (LER MAIS) e ai sim aparece um texto um pouco mais completo sobre o assunto.

Para encontrar matérias determinadas o site possui dois mecanismos de busca, sendo um separado por categoria e o outro pelo mês de postagem da matéria. As duas opções aparecem do lado esquerdo da pagina.

site1

O site funciona com o esquema de publicar postagens de qualquer um que a queira fazer, além de possuir postagens do administrador. Só é pedido que os assuntos e temas sejam respeitados e que as fotos estejam em alta resolução. Isso de certa forma acaba se tornando uma oportunidade de autodivulgação de profissionais que buscam reconhecimento e espaço no mercado.

site2

Com esta proposta, há dias em que não são feitas publicações e outros que possuem mais de duas publicações. Durante o período de 10 de janeiro de 2012 até 28 de abril de 2013 não houve nenhuma postagem no site. Como as matérias são enviadas pelos leitores ou quem quer que seja, não há um tema seguido ou uma linha de raciocínio nos posts apresentados em um único dia.

Todas as matérias seguem um padrão de composição: primeiramente surge o tema, seguido da data de postagem e da categoria em que esta inserida. Logo abaixo se apresenta um breve texto explicativo que cita o local, quem projetou, e uma leitura mais relacionada à forma, beleza, acabamentos utilizados, etc. Os processos construtivos, tecnologias e materiais empregados são citados mas em nenhum momento há explicação mais aprofundada do motivo da escolha ou forma de aplicação dos mesmos. A seguir aparecem cerca de 3 ou 4 imagens e por fim uma tag com publicações relacionadas existentes no site. Podemos dizer que os textos são muito descritivos e as imagens meramente ilustrativas.

site3

site4

site5

site6

site7

site8

Não podemos deixar de lembrar que esses textos seguem um mesmo padrão pois o mesmo é pedido que seja feito pelo administrador do site. Concluimos que essa é a intenção do administrador, apresentar matérias curtas sobre tendências e novos conceitos que instiguem a curiosidade do leitor a buscar mais informações fora do site.

Os posts apresentam sempre fotos e ilustrações dos projetos, nunca são incluídos desenhos técnicos ou detalhes construtivos. Com isso a matéria atinge somente um nível superficial, não sendo suficiente para total entendimento do leitor sobre o assunto apresentado e, instigando uma busca mais aprofundada em outras fontes de pesquisa.

Análise do conteúdo:

Small Beach House by Javier Artadi, 9 de maio de 2013

O site archinhome.com apresenta um breve texto sobre o projeto sem detalhes de sua construção ou materiais utilizados na obra. Com a falta de plantas e cortes, a compreensão do projeto foi muito difícil e tivemos que procurar outras fontes para melhor entendimento. O site archdaily.com publicou sobre esse projeto no dia 14 de maio de 2012, com plantas, cortes e elevações e assim conseguimos compreender algumas questões levantadas por nós.

m0

O projeto de Javier Artadi fica em Lima, Peru. O conceito é de uma casa de férias que nos faz perder a noção do espaço físico de fora e dentro da casa. O arquiteto se focou em uma forma geométrica, o cubo, e o recortou de todas as formas, criando janelas e aberturas para maximizar a luz solar e o enquadramento da paisagem em seu projeto.

O espaço da casa que recebe sol tem como objetivo trazer a sensação de estar fora, mas com o conforto e luxos de um espaço protegido.

m1

m2

m3

m4

m5

Fonte: http://www.archinhome.com

Pelo texto apresentado no site archinhome.com, o volume principal abriga a sala de estar, que está ligado ao terraço e a piscina. Um outro volume é formado pela área privativa da casa mas achamos o texto pouco esclarecedor e só entendemos após analisar os desenhos do projeto.

m6

Planta pavimento térreo

m7

Planta pavimento inferior

m8

Cortes

m9

Elevações

Fonte: http://www.archdaily.com

Modern teen room by Battistella Industria Mobili, 10 de maio de 2013

A Battistella é uma empresa especializada na produção de mobiliário em madeira para crianças e adolescentes. O site archinhome.com mostrou algumas opções de mobiliário que satisfazem as necessidades desses jovens como: uma área para os estudos, camas, roupeiros e prateleiras criativas, utilizando todo o espaço disponível e oferecendo solução para pais com dois ou três filhos.

Mesmo com uma aparência publicitária, essas soluções ajudam no projeto de um quarto para mais de uma criança com ótimas ideias, misturando arquitetura e design num trabalho conjunto de resolução e layout.

m10

m11

m12

m13

Fonte: http://www.archinhome.com

Enjoy summer with comfort summer daybeds, 28 de abril de 2013

A Skyline Design possui uma linha de sofás ideais para a exposição no sol. Três sofás dessa marca são apresentados, com design contemporâneo e ótimo tamanho para aproveitar o sol acompanhado. Outra vantagem é seu tecido sintético de cana, sendo mais resistente as degradações que o sol provoca e fáceis e lavar, aumentando sua útil.

Afim de apresentar a Skyline Design, o site archinhome.com não mostra esses sofás como uma solução de projeto, e sim como uma publicidade.

m14

m15

m16

Fonte: http://www.archinhome.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s