Death by Architecture

DE

Por – GABRIELA CAROTINI , JULIA DE CARLE E LUIZA ALBIERO TAVARES

O  BLOG

O blog foi ao ar pela primeira vez em 1995, como uma pagina pessoal do seu fundador, Mario Cipresso, estudante de arquitetura da Universidade de Illionois, Chicago. Alguns anos mais tarde, em 1997, o site tomou um novo rumo, tornando -se um website de informações sobre competições de arquitetura e que devido ao seu sucesso acabou por fazer parcerias com diversos outros, tornando-se sócio-fundador da Rede Internacional de Competições no mesmo ano.

Graças ao seu sucesso, o site Death By Architecture precisou expandir seus horizontes para poder atender e fornecer informações de forma completa e objetiva aos seus usuários. O site cresceu, e começou a falar sobre temas que iam além da arquitetura, como exemplo, o design.

O Death By Architecture hoje, tem 18 anos de história e conta com patrocínio e colaboração de outros sites e o mais recente re-design do site foi realizado com uma bolsa da Fundação LEF na Califórnia, e com a colaboração da empresa de design de Los Angeles de mídia digital, Jardim Digital.

O site procura trazer o máximo de informação que os internautas procuram. O que começou como um site pessoal evoluiu para uma comunidade abrangente de recursos e com listagens de competição internacional, artigos, resenhas e links relevantes. Seu foco é informar aos estudantes e profissionais dos ramos de arquitetura e design, as competições que estão sendo lançadas pelo mundo.

Apesar do site ser funcional, há alguns pontos negativos quanto ao layout, quanto a cor de fundo da tela e ao tamanho e cor da fonte, dificultando a leitura dos textos.

A forma como o site estruturou os tópicos proporciona uma maneira mais rápida de se chegar ao tipo de informação que o usuário deseja, evitando que o internauta se confunda.

SOBRE O AUTOR

mario

Mario Cipresso, morou cerca de 25 anos em Chicago e depois mudou-se para Los Angeles onde terminou o seu mestrado em Arquitetura na UCLA em 1999.  Ele também fundou o Estúdio Shift em 2004 e esta atualmente no corpo docente da Faculdade de Arquitetura da USC.

ESTRUTURA DO SITE

O blog Death By Architecture possui sete tópicos e a partir disso há várias ramificações.

A homepage apresenta no topo da página uma breve introdução às últimas noticias sobre novas competições, últimos artigos postados e últimos comentários. Já no final da página, há um calendário, organizado de acordo com o tempo restante para a inscrição nas competições.

Os tópicos são divididos em:

– HOME: a pagina inicial do site, com tudo que há de mais recente do blog, anunciando os novos concursos, últimos artigos , últimos comentários e prazos para inscrições.

1

– COMPETIÇÕES:  organizadas conforme prazos de inscrição e com subcategorias segundo o interesse do leitor, sendo elas: PRÊMIOS > INTERNACIONAL > DIVERSOS > REGIONAIS > ESTUDANTES > TODOS.

1111

Os concursos estão organizados em ordem cronológica, e quando clicados, abre uma nova página com uma breve apresentação e descrição do concurso e que oferece informações de fácil identificação através de tópicos para:

–  Categoria: se é regional, nacional, internacional

– Tipo: o qual diz respeito se é uma competição aberta, de uma ou mais etapas, etc.

–  Prazo máximo de inscrição

– Prazo de envio

– Taxa de inscrição

– Premiações

– Jurados

– Contato com alguém relacionado à competição

– Email de contato direto da competição

– Web site do concurso

– Telefone de contato

ARTIGOS: aborda diferentes tipos de textos, como por exemplo, uma resenha de livro, fotografias, exposições, assim como resultados dos concursos. O site apresenta sempre um texto de introdução, fotos e comentários.

22

– PESQUISAS: nesse tópico, o site apresenta uma seleção de tags com palavras chaves, onde de acordo com a sua escolha, te encaminha para um outro site onde é abordado de forma mais completa sobre o tal assunto.

3

LOJA: é um site terceirizado, disponível para compra de camisetas, canecas entre outros, contendo o logotipo do site.

4

-CONTATO: eles disponibilizam um e-mail de contato para uma eventual dúvida do internauta, assim como também deixam um formulário caso você tenha alguma sugestão de concurso que o site não abordou.

5

ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS

POSITIVOS:

– O blog tem objetivode informar sobre competições de arquitetura e design

– Fácil entendimento

– Bem organizado e estruturado

– Anuncia concursos internacionais, e de varias categorias.

– Organização cronológicas dos concursos

– Os concursos são atualizados diariamente

NEGATIVOS:

– Layout do site pobre, desinteressante

– Não tem dinâmica

– Fundo branco

– Não informa quem foram os vencedores dos concursos.

–  Demora para  atualização de posts, geralmente 10 dias.

– Ainda não há  publicações de 2013 no site.

– Calendário com fontes pequenas e cores muito claras

CONCURSO EM ANDAMENTO

23

ESTRUTURA SIMBÓLICA DA COPA DO MUNDO – RIO DE JANEIRO

O PROJETO

12

Localizando e inserindo o Projeto com o local e o contexto da competição, uma breve introdução:

O Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do Brasil, a terceira maior área metropolitana e de aglomeração na América do Sul , tendo cerca de 6,3 milhões de pessoas dentro da cidade propriamente dita. Isso a torna a 6ª maior das Américas e 26º maior cidade do mundo.

A Copa do Mundo FIFA 2014, que é um torneio internacional de futebol que vai acontecer no Brasil a partir de 12 junho – 13 julho de 2014. Esta será a segunda vez que o Brasil recebe a competição tendo acontecido primeiro em 1950, fazendo do Brasil o quinto país que sediou a Copa do Mundo duas vezes após o México, Itália, França e Alemanha.

REALIZAÇÃO

AC-CA-Internacional Architectural Competition

PROPOSTA DO CONCURSO

No próximo ano, o Rio de Janeiro vai ser uma cidade-sede para a Copa do Mundo de Futebol. Este concurso de idéias convida arquitetos, engenheiros e estudantes para elaborar planos para uma estrutura independente da Copa do Mundo na praça da Lapa, no coração do Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo 2014. Embora não exista planos para que a estrutura vencedora do concurso seja construída, os três primeiros colocados receberam prêmios em dinheiro além de terem seus projetos publicados em diversas revistas.

13

OBJETIVO

O intuito do projeto é  criar um espaço social e de convívio que inclui uma grande tela de TV ao vivo para que se possa assistir aos jogos, um espaço de informação, um café, etc.

* Encorajar e recompensar o design de excelência em pequena escala, que integra a função, estrutura, detalhes e o espírito da própria Copa do Mundo.

* Procurar, responder e destacar os aspectos únicos de projetar uma estrutura icônica que será usado pelos visitantes durante a Copa do Mundo.

* Promover o emprego de design sustentável em todos os aspectos da proposta.

ESTRUTURA DO CONCURSO

A competição acontece em uma única fase com o objetivo de identificar a proposta mais adequada, e que melhor satisfaz os objetivos gerais e específicos desse concurso.

TIPO DE CONCURSO

Aberto, internacional, de idéias (sem objetivo de construção).

REQUERIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

Arquitetos, engenheiros e estudantes das áreas já citadas. Equipes interdisciplinares também são incentivadas a participar do Concurso.

As inscrições podem ser o trabalho de um indivíduo ou de um grupo de até  quatro membros e não há limite de idade.

Este é um concurso internacional aberto hospedado por [AC-CA] ™ para gerar idéias progressistas de design contemporâneo. Não há planos reais para a estrutura simbólica ser construída.

PROGRAMAÇÃO

Anúncio oficial do concurso – 23 de fevereiro de 2013

Prazo para primeiras inscrições – de 01 de março até 01 de maio de 2013

Prazo para inscrições tardias – de 02 de maio até 30 de junho de 2013

Prazo final para perguntas – 10 de junho de 2013

Prazo final para envio de trabalhos – 05 de julho de 2013

Avaliação do júri – 10 a 17 de novembro de 2013 Anúncio dos vencedores e publicação em http://www.ac-ca.org – 20 de julho de 2013

*Todos os prazos são 23:59-00:00 GMT (Londres).

TAXAS DE INSCRIÇÃO

Inscrição antecipada: EUA $ 80 a partir de 01 de março a 01 de maio 2013

Inscrição tardia: EUA $ 120 a partir de 02 de maio a 30 de junho de 2013

Os participantes podem se inscrever preenchendo o formulário e enviar com pagamento por débito / cartão de crédito através de um gateway seguro.

PREMIAÇÃO

Os participantes ganhadores receberão prêmios que totalizam EUA $ 6,000 com a distribuição da seguinte forma:

1 º Lugar: EUA $ 3.500

2 º Lugar: EUA 1.700 dólares

3 º Lugar: EUA $ 800

Além dos premiados serão destacados projetos com menção honrosa.

PUBLICAÇÃO

1 º Premio, 2 º Premio e 3 º Premio será publicado em revistas seguintes, bem como sobre o [AC-CA] website ™:

• Wettbewerbe-Aktuell Magazine (Alemanha)

• Revista Concept (Coréia)

• Monitor International Magazine (Alemanha, França, Rússia)

• ASK Magazine (Egito)

• Futuro Arquitecturas Architecture Magazine (EUA e China)

• Revista Arte Positiva (Itália, Alemanha, Reino Unido)

• Arcoweb Magazine (Brasil)

CONCURSO  JÁ REALIZADO

SCHOOL 4 BURMA

competição

PROPOSTA

Competição com o objetivo de projetar uma escola modular para refugiados e comunidades de migrantes situados na fronteira da Birmânia e Tailândia. O principal desafio do projeto era permitir a montagem e desmontagem da escola devido à limitação da propriedade da terra e a oportunidade de um dia mudar a escola de volta a fronteira com a Birmânia. A competição foi um enorme sucesso com as entradas de mais de 30 países, atraindo ampla cobertura da mídia.

ORGANIZAÇÃO

Building Trust Internacional, é uma organização sem fins lucrativos que oferece assistência de projeto para comunidades carentes que avalia áreas problemáticas e que se propõe a buscar soluções sustentáveis e econômicas. Ela procura aproveitar os recursos naturais que estão disponíveis no local, tais como material de construção, assim como estabelecer uma troca de conhecimentos entre profissionais e voluntários da região.

COMO SURGIU

Em uma das viajem de David Cole, um dos fundadores da Building Trust Internacional, a Mae Soe, se deparou com a seguinte situação, nesse local, as comunidades mais carentes não tem o direito de ter uma terra deles, e para que as crianças tivessem acesso à educação, era necessário que a escola pagasse um imposto para o uso do terreno, tornando inviável, já que trata-se de uma comunidade carente.

Cole,  em uma entrevista disse: “Nós gostaríamos de agradecer a todos aqueles que participaram. O padrão de entrada de projeto que recebemos foi incrível. Temos o financiamento para desenvolver o projeto vencedor, mas agora também estamos à procura de parceiros de financiamento para um número de entradas que acreditamos que poderia ser usado para ajudar outras escolas da região. A competição tem sido um grande sucesso e destaca o papel fundamental que os arquitetos e designers têm em lidar com questões globais “.

Sendo assim, A Building Trust International, criou um concurso, onde o objetivo era conseguir unir a falta de investimento com um projeto móvel e sustentável.

Foram em media 800 pessoas de 30 países participando, e os vencedores foram Amadeo Bennetta e Daniel LaRossa, ambos da Califórnia.

O PROJETO

24

O projeto vencedor de Amadeo Bennetta e Daniel LaRossa, ambos estudantes da Universidade de Berkeley, apresentaram um projeto que procurou atender todas as exigências propostas pelo concurso. Usando componentes que podem ser montados no local de uma forma flexível para acomodar as necessidades da escola, e com um sistema adaptável as condições do local, conseguiram atingir a intenção de ser móvel, sustentável e funcional.

O vencedor vencedor Amadeo Bennetta disse: “Estamos muito contentes por termos sido escolhidos e estamos entusiasmados em ver esse projeto se tornar uma realidade, continuando a aperfeiçoar o projeto original em um prédio real, viável e implementável.”

O destaque veio a partir da combinação entre elementos estruturais pré-fabricados com materiais da região, como por exemplo, o bambu, que foi utilizado para os painéis modulares, que deu a fachada uma identidade diferenciada. Esses painéis foram feitos por voluntários, que aprenderam através de um workshop de trabalhadores da cidade.

Assim como os painéis, toda a construção da escola foi realizada por voluntários e pela própria comunidade, isso e outros fatores fizeram da construção, uma obra de custo baixo.

A taxa de inscrição foi revertida nas despesas da obra.

O projeto melhorou o ambiente de aprendizado das crianças, proporcionando a educação para aproximadamente 500 crianças, superando a expectativa inicial que seria de 350.

25

26

CARACTERÍSTICAS DO PROJETO

– Iluminação natural;

– Ventilação natural;

– Circulação livre;

– Fundação feita com pneus, pedra e areia;

– Decks de madeira que captam a água;

– Aberturas e varandas estratégicas para usar de forma proveitosa a incidência solar, tornando a construção mais sustentável;

– Teto formado por tecido impermeável.

28

29

27

ARTIGO ESCOLHIDO

000

O artigo escolhido trata de um concurso de fotografia; o Eye Time 2012, organizado pelo Projeto Morpholio.

O númedo de participantes inscritos foi grande, e os finalistas foram selecionados e divididos em duas categorias, sendo elas:  talentos emergentes e vozes do futuro. Houve uma grande variedade de estilos e técnicas criativas, os artistas foram ousados o suficiente para enfrentar o mundo com sua voz.

O concurso se resumia em promover e publicar novos talentos emergentes através de pesquisa, exploração, investigação, e também a partir da influencia digital no campo da fotografia, no consumo, e questionando a cultura e as redes sociais.

FOTOS VENCEDORAS

aa

aaa

aaaa

O critério de seleção foi através da criação de um aplicativo para celulares, onde os artistas publicavam sua arte e  os internautas  davam “likes”  na suas imagens favoritas, e conforme o maior numero de curtidas, foram selecionadas as imagens acima como vencedoras.

– Quer conhecer o site?  – http://www.deathbyarchitecture.com/recent.html;jsessionid=DAA0D44C2D34EDB6C58AA08DA2652242?method=Search

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s