COOLBOOM

CoolBoom é um blog americano, lançado em janeiro de 2007, com a intenção de conhecer e partilhar um gosto comum em Arquitetura, Design de Interiores, Paisagismo, Fotografias entre outros assuntos, onde qualquer pessoa possa postar.

Segundo o CoolBoom, todos os posts que você encontra no site, passaram por uma seleção da equipe, afim de criar um agradável, limpo e funcional blog com um certo diferencial.

Sua forma de publicação, se estende pelo, Facebook, Twitter e feeds, apesar destas publicações não serem tão atualizadas.

O site possui anuncíos publicitários relacionadas a arquitetura, viagens, entre outras e segundo o CoolBoom, todos os produtos apresentados em suas páginas não são vendidos no site.

O país que mais visualiza o site é a Inglaterra, seguido dos Eua e Indonésia, os números mostram que no Brasil o CoolBoom não é tão popular como nos outros países. 

Estrutura do Site

O site é composto por um fundo preto com o seu logo em rosa. Abaixo aparecem os últimos post, sejam eles pertecentes as categorias Architecture, Interior Design, Media e outros. 

Image 

Image

 

Os anuncíos publicitários aparecem a cima do logo do CoolBoom e também a direita, junto com “Encontre-nos no Facebook”, Categories, Blogrool e Tags. Mas á direita ainda aparece: Featured Sites e Related Sites.

       Image               Image

As matérias são apresentadas por seu nome, a data da publicação e cometários, seguido por uma foto principal e uma frase sobre o projeto; abaixo da foto um link – read more – que direciona para um texto mais completo sobre: o projeto, informações sobre os arquitetos, mais fotografias e em algumas matérias aparecem desenhos técnicos, como platas, cortes e elevações.

Image

Image

 

Sites Similares

Archdaily

Dezeen

– The CoolHunter

Designboom 

Pontos Positivos

– a estrutura do site é limpo e organizado.

– o fundo preto não cansa os olhos e remete a um site sofisticado.

– não apresenta temas só relacionados a arquitetura, abrangendo vários tipos de tema.

 – projetos internacionais.

Pontos Negativos

 – o CoolBoom não é um blog atualizado. Sua última atualização foi em Dezembro de 2012.

– geralmente os textos são copiados do textos fornecidos pelo os escritórios de arquitetura.

– o texto não apresenta tantas informações, sendo assim o leitor que queria conhecer melhor o projeto apresentado, tem que pesquisar em outros lugares.

– não é em todas as matérias que apresentam desenhos técnicos, dificultando o entendimento do leitor no projeto apresentado.

– a grande maioria dos posts são projetos relacionados a residência privada ou interiores de luxo. Dificilmente aparecem projetos relacionados a urbanismo, arquitetura pública, concursos, críticas de arquitetura, entre outros.

– os projetos não possuem dados técnicos.

– textos somente em inglês. 

 

CASA T

(postado no dia 5 de outubro de 2012/ Categoria : Interior Design)

Ficha Técnica

– Arquitetos: Point

– Ano: 2010

– Local: Turim, Itália 

Descrição do projeto:

A idéia inicial do projeto é de renovar a moradia familiar, dando um uso não-convencional e multifuncional no espaço proposto. É por esta razão que os arquitetos decidiram dar mais funcionalidade na sala de estar abrigando: o quarto do proprietário, o espaço de estar e de jantar e uma área de relaxamento, enquanto os restantes espaços são dedicados aos filhos recém-nascidos.

Image

 

Todo o mobiliário é novo, feito em MDF branco e projetado pelos arquitetos. Eles decidiram criar uma plataforma de madeira, que abriga a cama móvel do quarto de casal e do lado oposto, nichos para a televisão dentro do espaço da sala de relaxamento, afim de explorar a diferença de altura dos ambientes e também ocultar o espaço íntimo do social.

ImageImage

Um novo closet serve como um hall, ligando a entrada ao quarto dos recém-nascidos. 

Image

 

CASA LA PUNTA

(Postado no dia  07 agosto de 2012 / Categoria: Arquitetura)

Ficha técnica:

 – Arquitetos: 
Central de Arquitectura

– Ano:
 2010

– Área do terreno:
 875 m²

– Local:
 Cidade do México

– Tipo de projeto:
 Residencial

Descrição do projeto:

O projeto é composto por um par de prismas retangulares, colocados um sobre o outro, formando um esquema em “L”.

Image

A casa é projetada a partir de um programa simples, articulado em três níveis, organizado da seguinte maneira:

– Subsolo (-3,325m): Neste nível está a garagem, com espaço para 6 automóveis. Abriga também um quarto para o chofer, um banheiro, um quarto de máquinas e também uma cisterna. Ao fundo do terreno, um salão de jogos, com adega e um lavabo. 

Image

 

– Planta Térreo (+-0,00m): É o nível no qual acontecem as atividades sociais da residência, neste andar estão localizados os serviços, um quarto familiar, uma sala de TV, cozinha, copa e sala de jantar, e também um pequeno deck para a churrasqueira ao ar livre.Image

– Planta 1º pavimento (+3,15m): Neste pavimento estão os quartos, integrados por um quarto principal, com banheiro e closet independentes. Dois quartos iguais, com banheiros-closet independentes. Neste andar também estão localizados uma sala de TV e um pequeno estúdio.

Image

Image

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

Image

Photos by Paul Czitrom

 

CoolBoom e o Brasil

Há muitos projetos brasileiro postado no CoolBoom, a grande maioria são projetos residências ou design de interiors. O arquiteto que mais se destaque entre os brasileiros, é o Marcio Kogan, seguido do Guilherme Torres e do Isay Weinfeild

 OSCAR NIEMEYER’S REFURBISHMENT

(Postado no dia 17 de Janeiro, 2011/ Categoria: Other)

Ficha Técnica

– Arquitetos:
 Felipe Hess & Renata Pedrosa

– Ano Projeto:
 2009

– Área construída:
 140 m²

– Localização:
 Edificio Copan, São Paulo, SP, Brasil

Descrição do projeto:

Este é a remodelação de um apartamento no Edifício Copan, obra-prima de Oscar Niemeyer, trazida à vida pelos arquitetos Felipe Hess e Renata Pedrosa. O apartamento foi completamente demolido restando apenas colunas e shafts que determinaram a nova divisão do apartamento.

O projeto consiste na transformação de um apartamento 140m² com a divisão original: três quartos, sala, cozinha, lavanderia, em um loft contemporâneo, com uma circulação fluída e com espaços abertos e interligados.

Image

 

 

Image

 

Um bloco central foi construído separando a área íntima da área social. De frente para a área íntima, o bloco abriga os armários e rouparia. De frente para a área social, ele abriga uma prateleira de concreto (onde a primeira prateleira funciona como um banco). 

Image

Também na área social, uma ilha feita em concreto funciona como bar e mesa de jantar.

Image

 

Grandes portas de aço bruto separam o quarto da área social, podendo permanecer aberta para ampliar o espaço, ou fechada quando a privacidade é desejada.

Image

Image

Atrás da cama a parede foi descascada exibindo as marcas de concreto original, com cicatrizes de mais de 50 anos em pé.

Image

 

Durante a demolição, as vigas e lajes originais foram descobertas e mantidas expostas. Um teto de gesso branco aparece em algumas partes do apartamento trazendo mais aconchego para essas áreas.

Image

Photos by Fran Parente

Fonte: http://coolboom.net e http://www.renatapedrosa.com.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s