A+U

A revista A+U, architecture and urbanism, é de origem japonesa, mas seus exemplares são publicados em inglês e japonês simultaneamente. Seu foco esta em apresentar diversos projetos, premiados e renomados, de grandes escritórios. Exibe um vasto material fotográfico, assim como desenho de plantas, cortes, croquis e detalhes construtivos, o que reforça seu foco nos projetos de fato, apresentando poucos discursos, debates, ou textos teóricos. Quase não existe publicidade alguma ao longo de seus exemplares, o que a torna dinâmica e de agradável leitura. O site da revista (https://www.japlusu.com/) também apresenta vídeos que complementam o material publicado em relação aos projetos apresentados em suas edições
MILSTEIN HALL @ CORNELL UNIVERSITY
OMA Milstein HALL – APP (College of Architecture, Art, and Planning) Cornell University in Ithaca, NY
O Milstein Hall é a unica nova edificação, em 100 anos, projetada para a renomada faculdade de arquitetura de Cornell, em Ithaca, Nova Iorque. Seu projeto é um anexo situado em meio dos prédios da estrutura já existente, unificando o espaço e estabelecendo uma confortável relação entre as áreas externas e internas, com conexões e acessos diversos. O projeto acrescenta uma área útil de aproximadamente 4366 m2 reservados para estúdios, espaços para galerias, oficinas e um auditório.
O foco do projeto foi a criação de um espaço interdisciplinar, sendo assim, as salas, estúdios e galerias são amplas e integradas, para que se tenha um compartilhamento da inovação, ao invés de um isolamento da produção criativa.
O prédio propriamente dito é composto por uma grande caixa elevada de estética modernista, com conexão ao segundo pavimento dos Sibley e Rand halls, conectado também com um acesso direto pela university Avenue, onde foi criada uma baia destinada para embarque e desembarque ônibus, estabelecendo também uma relação direta com a cidade.
O edifício se conecta a todos os outros quatro prédios da faculdade, criando a percepção de um único complexo. Objetivo idealizado e conquistado com êxito pelos arquitetos envolvidos no projeto.
Além do foco na integração dos espaços, o Milsten Hall também está diretamente integrado ao sistema publico de transporte, utiliza vastamente a iluminação natural (as luzes artificiais são automaticamente apagadas quando sensores captam luz natural suficiente para realização das tarefas a serem realizadas nos espaços), foi estruturado com aço reciclado, tem um sistema de resfriamento que reutiliza a água do rio local, entre outros artifícios que o qualificam como uma arquitetura de boa pegada sustentável.
Arquitetos : OMA
Local: Ithaca, New York, USA
Cliente: Cornell University, College of Architecture, Art and Planning (AAP)
Área do projeto : 4,366.4429 sem incluir projeto existente t
Ano: 2009-2011
City Library in Seinäjoki / JKMM Architects
O projeto de ampliação da city library situada no centro cívico de Seinäjoki na Finlândia foi resultado de um concurso, que teve como foco a integração do projeto original de Alvar Aalto de 1965, com a proposta realizada em 2008 , pelo escritório vencedor da competição JKMM Architects.
A intenção do projeto, além de suprir a carência de espaço para realização das atividades da biblioteca, também estava em criar áreas versáteis e flexíveis, que proporcionem espaços de convívio e de troca de experiências e informações, além de adaptável e integrado ao espaço publico e a estrutura ja existente, formando um único complexo. Atenção especial foi dada a inclusão de material para crianças e jovens, chave para a versatilidade do espaço.
A nova estrutura é composta de três espaços principais: Um terraço para leitura; Uma área reservado para eventos e descanso; Área de exposição da coleção de livros da biblioteca (que esta conectada por uma passarela subterrânea com o prédio antigo).
O terraço para leitura abrange dois diferentes aspectos: A importância de uma área que proporcione encontros e trocas de informação e a eficiente conexão deste espaço com a estrutura do antigo prédio da biblioteca.
Os espaços internos são sutilmente divididos pelas relações de nível, usando de um desenho de planta aberto e totalmente integrado.
Arquitetos: JKMM Architects
Local: Seinäjoki, Finlandia
Arquiteto Principal : Asmo Jaaksi – Architect SAFA
Design Team: Teemu Kurkela, Samuli Miettinen, Juha Mäki-Jyllilä, Aaro Martikainen (project architect), Teemu Toivio (project architect) –
Arquitetos SAFA, Harri Lindberg – Arch. Student, Päivi Meuronen (interior design) – Interior Architect SIO
Area: 430 m2
Ano: 2012
Edição : Felipe M. / Rafael C.
2013 -09