DOMUS – The New Darsena

domus

Daniela Regatieri Meilus

Featured image

  • Setembro de 2015
  • Revista Mensal
  • Edição 994

O Espaço Público X Mundo Contemporâneo

A cidade do Século XX foi marcada pelo surgimento de novos valores. As ruas, calçadas, praças e todo significado de espaços públicos ganharam novas conotações.

As cidades estavam crescendo, o caos urbano tomava conta,a vida agitada nas metrópoles modernas, a preocupação na falta de segurança das ruas cria um novo tipo de ambiente, um ambiente urbano que não favorece a vida comunitária em lugares públicos, surgindo edifícios voltados para si e menos à cidade.

Aparecem os espaços climatizados artificialmente, Shopping Centers, museus e hipermercados, se tornando os novos espaços de convívio para a vida moderna, ligados diretamente ao consumo, seja ele cultural ou produtos industrializados em massa.

Nas cidades europeias é possível observar a criação de uma marca urbana no século XXI. Cidades grandes, como Paris, Barcelona, Milão, vêm passando por grandes urbanizações, trocando o caos urbano por generosos espaços públicos, voltados para o encontro de pessoas.

Essas urbanizações, consequentemente recuperaram as identidades históricas inserindo em um conceito urbano novo. Dentro do tradicional tecido urbano a criação de novos lugares e funções através de áreas esquecidas, desvalorizadas até mesmo pela própria população.


The New Darsena

Projeto :  Edoardo Guazzoni, Paolo Rizzatto, Sandro Rossi

THENEWDARSENA

Por séculos os canais fluviais de Milão, chamados de Navigli, serviram como único meio de transporte para as mercadorias vindo da capital da Lombardia, mas com o surgimento de ferrovias e bondes, os canais perdem essa função, onde em 1929, são cobertos e a área que leva do canal Grande ao canal Pavese dá origem ao bairro de Navigli.

A recuperação da antiga doca (Darsena), onde os barcos carregavam e descarregavam as mercadorias, deu inicio quando ocorreu a feira universal, Expo 2015, em Milão.

O projeto que transformou a área abandonada da doca em um novo lugar público metropolitana é o resultado de um longo processo de desenvolvimento. Peças antigas e novas são feitas em uma única unidade de extraordinária importância para a cidade civil.

The new darsena

Através do trabalho de conservação e reconfiguração das muralhas do século XXI que foi projetado à nova ligação entre as docas, com passeios, terraços, escadas e rampas. Todos os seus antigos e novos componentes – os aterros, pontes, fechaduras e cais – foram projetados para resolver as relações entre a área urbana e a água.

timthumb (1)

Os objetivos arquitetônicos e urbanos que já haviam sido estabelecidas nas primeiras etapas – para reconstruir o porto de Milão, em conformidade com as necessidades de hoje – também teve de lidar com os problemas complexos da navegabilidade.

foto 3 (1)

Ao lado do canal foram realizados dois calçadões e uma enorme área arborizada para lazer. A antiga balsa de madeira, usada no começo do século XX, foi completamente restaurada, bem como a estrutura de ferro que abrigava o mercado municipal e que será usada para eventos. Darsena se torna agora, um local perfeito para passear no bairro histórico de Navigli.

timthumb

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s