Catedrais da Cultura

ADRIANE A. BAHI E LAIS DA HORA

DOCUMENTÁRIO PRODUZIDO POR WIM WENDERS EM 3D CAPAZ DE EXPLORAR A “ALMA” DE ÍCONES DA ARQUITETURA.

OS SERES HUMANOS DÃO FORMA AS CONSTRUÇŌES, MAS ELAS TAMBÉM NOS FORMAM.

EDIFÍCIO COMO CATEDRAL DE UMA CULTURA:

  • FILARMÔNICA DE BERLIM – ARQ. HANS SCHAROUN
  • BIBLIOTECA NACIONAL EM SÃO PETERSBURGO – ARQ. YEGOR SOKOLOV
  • PRISÃO DE HALDEN, NA NORUEGA – ARQ. ESCRITÓRIO DINAMARQUÊS EMA
  • INSTITUTO SALK, NA CALIFÓRNIA – ARQ. LOUIS KAHN
  • ÓPERA DE OSLO, NA NORUEGA – ARQ. SNOHETTA
  • CENTRO GEORGE POMPIDOU EM PARIS – ARQ. RENZO PIANO E RICHARD ROGERS

1

PROJETADO POR HANS SCHAROUN E CONCLUÍDO EM 1963 – A IDÉIA DO ARQUITETO FOI CRIAR A PRIMEIRA SALA DE CONCERTOS EM QUE O PALCO ESTIVESSE LOCALIZADO NO MEIO DA PLATEIA.

“O PRÉDIO DA FILARMÔNICA FOI ERGUIDO NA PRAÇA POTSDAMER PLATZ, NO ANTIGO CENTRO DA CIDADE, E QUE, DEPOIS DA GUERRA SE TORNOU UMA TERRA DE NINGUÉM TOTALMENTE DESTRUÍDA. DURANTE A CONSTRUÇÃO, DE REPENTE FOI ERGUIDO O MURO DE BERLIM. ASSIM, NAS DÉCADAS SEGUINTES, A FILARMÔNICA FICOU ISOLADA. ISSO TAMBÉM A TORNA INTERESSANTE DO PONTO DE VISTA HISTÓRICO.”

WIN WENDERS

– IMPORTÂNCIA DA LOCALIZAÇÃO DO EDIFÍCIO/ ESPAÇO DA ARQUITETURA

23

PROJETADA POR YEGOR SOKOLOV E INAUGURADO EM 1814,

“QUANDO ALGUÉM SE APROXIMA DOS LIVROS COM UMA CÂMERA 3D, PODE-SE VER ATÉ MESMO A MENOR DOBRA, O MAIS LEVE AMARELECIMENTO. A IDADE DESSES OBJETOS SE TORNA CONCRETA, TANGÍVEL – OS LIVROS SE TORNAM SERES VIVOS”

  • SALAS DE LEITURA VAZIAS INDICAM A SUBSTITUIÇÃO PARA ERA DIGITAL

3

O DOCUMENTÁRIO PERMITE AO ESPECTADOR UMA “VIAGEM” PARA DENTRO DE UM ESPAÇO FECHADO E TEMIDO POR TODOS POR SER A CASA DOS CRIMINOSOS MAIS PERIGOSOS DA NORUEGA.

PROJETADA PELO ESCRITÓRIO DINAMARQUÊS EMA, FOI CONSIDERADA A PRISAO MAIS HUMANA DO MUNDO.

  • EDIFÍCIO COMO ALMA, COMO UM TESTEMUNHO.

4.png

EM 1959, O VIROLOGISTA JONAS SALK ENCOMENDOU AO ARQUITETO LOUIS KAHN O PROJETO DE UM INSTITUTO DE PESQUISAS EM QUE O PINTOR PABLO PICASSO SE SENTISSE EM CASA.

  • ARQUITETURA QUE INSPIRA

O ARQUITETO ACREDITA QUE EM UM ABIENTE EXTRAODINÁRIO PODE-SE ESTIMULAR A CRIAÇÃO DE PESQUISAS E DESCOBERTAS TAMBÉM INCRÍVEIS.

5.png

A CINEASTA NORUEGUESA MARGRETH OLIN ESTAVA ACOSTUMADA A VISITAR A REGIÃO DA ÓPERA DE OSLO BEM ANTES DE SUA INAUGURAÇÃO. ALI, CONHECEU PROSTITUTAS E VICIADOS EM DROGAS QUE OCUPAVAM AQUELA ÁREA.

O NOVO EDIFÍCIO OCUPOU UMA ÁREA DEGRADADA DA CAPITAL E SERVIU PARA REANIMÁ-LA, ALÉM DE TER VIRADO A PRINCIPAL ATRAÇÃO DA CIDADE.

“UM DOS VALORES DA SOCIAL-DEMOCRACIA NORUEGUESA É A IGUALDADE, E ACREDITO QUE A ÓPERA REPRESENTE ESSE IDEAL.”

“ELES SE SENTEM HONRADOS DE TRABALHAR LÁ.”

CINEASTA MARGRET

  • EDIFÍCIO COMO ACOLHIMENTO DE UMA CULTURA

6.png

O POMPIDOU FOI UM DOS PRIMEIROS EQUIPAMENTOS CULTURAIS UTILIZADOS PARA REVITALIZAR PARTE DE UMA CIDADE, NO CASO, O MARAIS.

“AS PESSOAS NÃO GOSTAVAM DE MIM PORQUE NÃO TINHA ROSTO.”

– EDIFÍCIO COMO PERSONAGEM

ACREDITO QUE PARA GRANDE PARTE DOS ESPECTADORES O DOCUMENTÁRIO FOI UMA OPORTUNIDADE DE PENSAR ARQUITETURA, SUA RELAÇÃO COM A HISTÓRIA, SEU PAPEL HOJE E SEU IMPACTO NA VIDA DAS PESSOAS.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s